skip to Main Content
Elementos Importantes Na Gestão De Custos Para Uma Empresa

Elementos importantes na gestão de custos para uma empresa

Saiba como otimizar sua gestão de custos e o que fazer para implementá-los

Entenda como melhorar a gestão de custos do seu empreendimento. Leia o artigo que preparamos e saiba mais!

A gestão de custos é um aspecto crítico na administração de uma empresa que muitas vezes pode ser negligenciado. 

Você pode pensar que está mantendo os custos sob controle quando cria seu orçamento e seu plano de negócios, mas nem sempre é tão simples assim. 

Se você não tiver uma estratégia para controlar os custos desde o início, pode se tornar cada vez mais difícil monitorar os gastos à medida que sua empresa cresce. 

A gestão de custos envolve o monitoramento e a análise de valores para garantir que sua empresa não gaste mais do que precisa.

Desde matérias-primas até pagamento de taxas bancárias e outros custos gerais, há muitos fatores que podem aumentar os custos e colocar seu negócio em risco se não forem monitorados de perto. 

Se você quiser saber quanto dinheiro ainda tem no banco a qualquer momento e entender exatamente para onde cada centavo vai uma vez que sai de sua conta, continue lendo para saber mais sobre as melhores práticas de gerenciamento de custos para que possa implementá-las em sua organização.

Quais são os elementos mais importantes da gestão de custos?

Para garantir que sua empresa esteja bem equipada para administrar os custos, é importante estar atento a alguns pontos:

Especificar o objetivo comercial: quando você sabe por que sua empresa existe e o que ela visa alcançar, torna-se mais fácil determinar quais custos são essenciais e quais devem ser reduzidos ou totalmente eliminados. 

Identificar a finalidade de cada elemento de custo: ao saber para que cada despesa é utilizada, torna-se mais fácil decidir onde cortar os custos quando necessário. Isto pode ser especialmente útil em indústrias que têm padrões de gastos irregulares ou sazonais. 

Identificar fontes de custos: quando você sabe de onde vêm seus custos, torna-se mais fácil reduzi-los ou eliminá-los. Você também pode prever melhor quanto dinheiro é necessário para atividades comerciais futuras.

Por que a gestão de custos é importante?

A má administração de custos pode levar a problemas de fluxo de caixa.

Se você não acompanhar seus gastos e não tiver cuidado com a administração dos custos, sua empresa pode não ter fundos suficientes para emergências ou despesas inesperadas.

Ainda, caso você não tenha fundos suficientes para cobrir a folha de pagamento ou outras despesas críticas, você pode ter que pedir o dinheiro emprestado ou endividar-se. 

Nesse contexto, empréstimos e dívidas são duas coisas que você quer evitar a todo custo, devido principalmente ao aumento de despesas que gera em seu negócio. 

O aumento dos custos pode resultar em perda de margem de lucro.

Se suas despesas forem maiores do que o esperado, você poderá ter que reduzir os preços de seus produtos ou serviços a fim de permanecer competitivo. 

Isto pode levar à redução das margens de lucro e pode não ser sustentável por muito tempo se os preços não forem aumentados novamente quando o custo dos bens ou serviços cair. 

Também o aumento dos custos pode resultar na diminuição da satisfação do cliente.

Caso você não tenha os fundos necessários para satisfazer seus clientes, poderá receber menos ou análises negativas que podem ter um impacto duradouro em seu negócio. 

Ter uma gestão de custos eficiente é importante também pois você não pode fazer projeções comerciais precisas sem dados de custos.

Se seus custos forem mais altos do que o esperado ou se você não estiver acompanhando suas despesas, talvez você não consiga prever o que acontecerá no futuro. 

Isto pode tornar difícil determinar quanto dinheiro solicitar aos investidores ou encontrar os empréstimos certos para seu negócio.

Como você implementa a gestão de custos em sua organização?

Comece com os membros certos da equipe.

Você quer ter certeza de que as pessoas contratadas não só estão qualificadas para os cargos que ocupam, mas também conscientes da importância da gestão de custos. 

Se seus funcionários não estiverem equipados para acompanhar suas despesas ou se houver falta de comunicação entre departamentos, pode ser difícil identificar onde os custos podem ser reduzidos ou eliminados. 

Um plano estratégico também pode ajudar nessa tarefa.

Antes de começar a rastrear suas despesas, crie um plano estratégico que esboce como você irá monitorar as despesas e quais custos devem ser rastreados.

Isto o ajudará a evitar gastos desnecessários, assim como qualquer surpresa financeira que possa ter impacto no fluxo de caixa se você não tiver dinheiro para cobrir o custo.

Ainda, mantenha-se atualizado com seu plano.

Isso é importante pois, uma vez criado seu plano estratégico para rastrear e gerenciar os custos, você precisa ter certeza de que ele permanecerá atualizado. 

Agir assim o ajudará a ver mudanças em seus hábitos de gastos e a acompanhar os custos novos ou inesperados que possam surgir.

Certifique-se de que todos estejam usando o mesmo sistema para rastrear os gastos. 

Isso o ajudará a ver as tendências em seus gastos e encontrar áreas onde os custos podem ser reduzidos ou eliminados.

Conheça seus custos fixos e variáveis

Uma vez que você tenha uma melhor compreensão de seus hábitos de gastos, você também pode começar a identificar seus elementos de custo fixos e variáveis. 

Os custos fixos não mudam com o nível de atividade em seu negócio e podem incluir custos como aluguel e seguros, por exemplo. 

Os custos variáveis são mais propensos a aumentar à medida que sua atividade comercial aumenta, e podem incluir custos como o preço das matérias-primas.

Registrar todas as despesas por categoria 

Outro ponto importante, quando se trata de gestão de custos, está ligado à organização das despesas por categoria.

Agir assim ajudará você a ver quanto dinheiro está sendo gasto e de onde ele vem. 

Também, em sua gestão de custos, se você estiver terceirizando qualquer parte de seu negócio, certifique-se de incluir essas despesas também em seu orçamento.

Inclui-se que é uma boa ideia ter um orçamento separado para despesas inesperadas que possam surgir.

Isto pode ajudá-lo a acompanhar seus gastos e garantir que você tenha dinheiro suficiente para coisas como reparos, assistência médica e outros custos que muitas vezes são inesperados. 

Certifique-se de anotar a data de cada despesa. 

Isto o ajudará a ver tendências em seus gastos, ao realizar sua gestão de custos, e identificar áreas onde os custos podem ser reduzidos ou eliminados.

Conte com o nosso suporte contábil especializado

A gestão de custos é um aspecto crítico das operações comerciais. 

É importante classificar corretamente suas despesas e saber para onde seu dinheiro está indo, a fim de estar preparado para custos inesperados. 

Seguir as dicas que trouxemos em nosso material ajudará você a ter mais eficiência quando se tratar desse assunto, e nós podemos ajudar você a lidar com o tema com mais tranquilidade.

Clique no botão abaixo, converse com a gente e conheça os benefícios de contar com o nosso apoio.

Fonte: Abrir empresa simples

Preciso de ajuda para ter mais controle de custos em minha empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top